24/02/2011

Novo artigo Psicologia Canina.

Mais um artigo interessante a respeito do comportamento da matilha e a função do alfa na mesma. A analogia com o lobo é interessante...

Mais um artigo interessante a respeito do comportamento da matilha e a função do alfa na mesma. A analogia com o lobo é interessante para entendermos o cão. Devemos sempre lembrar que o cão é um animal e não tratarmos como um ser humano. Todo o nosso amor por ele deve estar dirigido respeitando as diferenças que existe entre um homem e um cão. Isso significa que devemos tratá-lo mal? Tratarmos como um cachorro, como dizem pejorativamente? Não!
Quando damos um tratamento diferente para a nossa mãe em relação à nossa esposa ou em relação ao nosso filho significa que amamos menos um deles?
Devemos entender as diferenças que existem entre as pessoas e entre os animais. Tem pessoas que esquecem isso. Beijam na boca o cão, não o tratam de forma a respeitar a hierarquia, não se importam que ele pule e suja a sua roupa e assim por diante. Fazem com que ele se sinta o dono da casa. Existe o oposto, aquele que trata mal, como cachorro. Ou seja, deixam trancafiado, preso em correntes de vai e vem fazendo-o neurótico e mordedor até das sombras. Não´permitem uma saudável socialização com o cão e assim condenam o futuro dessa relação e impedindo que haja um desenvolvimento das capacidades intelectivas do cão que costuma ocorrer quando ele tem uma relação estreita, de respeito e afetividade dom o homem. O cão aprende conosco, assim como o filho. Mas não podemos deixar o filho tomar conta da casa. E nem deixar o filho trancafiado no quarto jogando 24 horas por dia videogame.


Ver mais novidades Voltar