26/01/2010

Morro Branco

Deixando Fortaleza, seguindo 80 km em direção leste, chegamos até....

Deixando Fortaleza, seguindo 80 km em direção leste, chegamos até Morro Branco, um pequeno lugarejo de pescadores, junto a um mar agitado e um ambiente ainda parcialmente selvagem. Mas a calmaria do local convida muitos turistas e algumas pessoas a construirem suas casas, muitas luxuosas, em frente a praias particulares em cenários deslumbrantes. Uma cooperativa de bugueiros, em número de 80, coordena passeios para quem quiser ir mais além da praia local que encontramos ao chegar de carro. Assim, de buggy, fomos até vários pontos indescritíveis.
Uma paisagem de falésias, de uma areia finíssima, aquela em que fazem aqueles artesanatos com uma montanha dentro de uma moldura com dois vidros e no conteúdo a areia se mexendo em desenhos variados.
O vento, através dos séculos, foi desenhando nessas montanhas de areia suas marcas e a obra de arte da natureza se revela por toda essa parte do litoral.
Logo adiante, na Praia das Fontes, percebemos que a água brota em certos pontos. Os nativos da região colocaram canos de pvc entre alguns locais e a água potável cai como chuveiro o ano inteiro. Em alguns momentos do dia fresquinha. Está disponível para tomarmos banho ou bebermos. Em algumas grutas, uma delas foram filmadas cenas de filmes e trechos da novela Tropicaliente (me informaram essa cultura inútil) cenários agrestes belíssimos onde é possível bebermos a água de certos locais das paredes de falésias.
O litoral do Ceará é exuberante numa beleza que está sendo apreciada por milhares de turistas que visitam o ano inteiro essa região.
O povo nordestino é generoso e muito amigo. Uma pessoa de Fortaleza que tem um New Kraftfeld me pegou no aeroporto e me levou até o condomínio que alugamos. Ele se encontrou conosco algumas vezes e tem sido de uma amabilidade rara.
Adora cozinhar e seus convites para comer camarão serão inesquecíveis.
Bem, desejei dividir essa alegria com aqueles que são meus amigos.
Um abraço!


Ver mais novidades Voltar