15/11/2010

Interpretações?!

O Blue Rambo está, desde ontem, com um título na frente de seu nome que já deveria existir. Em tres exposições apenas se tornou Campeão...

O Blue Rambo está, desde ontem, com um título na frente de seu nome que já deveria existir. Em tres exposições apenas se tornou Campeão. Já o Toten, disputando pontuação para ser Grande Campeão numa pista foi bem e na outra não porque o juiz penalizou-o por ter as pálpebras não plenamente pigmentadas. 
Esse tema daria margem a uma discussão mas eu teria que dar uma aula aos juízes sobre o assunto. A questão é que no padrão da raça AST é colocada como falta a despigmentação das pálpebras. Ocorre que nos americans de cabeça branca é extremamente comum isso acontecer. Na verdade o AST é uma evolução do american pitbull terrier e nesses é permitida a despigmentação. Sendo assim, no meu entendimento, essa falta é uma falta relativa. Ou seja, como está escrito no padrão feito pelo homem essa exigência, nos casos de cão de cabeça branca, essa falta deveria ser diminutiva mas não punitiva com diminuição severa de pontos. Um exemplo interesante é o Totenham. Numa mesma exposição ele ganha a nota máxima de um juíz e a mínima de outro. Um juiz nada penaliza e outro penaliza ao extremo como se essa falta fosse terrível. Isso ocorre por ignorância e mal interpretação da regra. Nos USA alguns americans extremamente premiados do passado tinham alguma despigmentação palpebral na parte branca da cabeça. Eu me lembro do Red Bunker, o pai do Hemdrix. Ele tinha a cabeça metade vermelha e metade branca. Na vermelha as pálpebras eram bem pigmentadas e na branca parcialmente pigmentadas. Quando o Toten foi a São Paulo e julgado por tres juizes de fora conseguiu pontuação quase máxima (14 pontos de 15 disputados). Em Porto Alegre um juiz deu zero para ele. Em sua mente intelectica concluiu que a despigmentação o tornaria um extraterrestre (rs).
Resumindo, existem lacunas na interpretação dos cães em pista que poderiam ser preenchidas com conhecimento, experiência e bom senso.


Ver mais novidades Voltar